Da judicialização da política ao ativismo judicial: Caso Raposa Serra do Sol.

  • 4 de setembro de 2016
ativismo judicial

Em recente trabalho no Caderno de Pós-Graduação em Direito do UniCEUB – Questões Atuais de Direito Constitucional – o advogado Diogo Póvoa, da Cezar Britto & Advogados Associados, publicou artigo intitulado “Da judicialização da política ao ativismo judicial: Caso Raposa Serra do Sol”.

No artigo, o advogado abordou os fenômenos da judicialização da política e do ativismo judicial no Brasil, especialmente no Supremo Tribunal Federal. Por sua vez, a ascensão do Poder Judiciário foi exposta através da sua análise histórica, passando pelos motivos até chegar às suas consequências. O advogado fez, ainda, uma exposição do fenômeno da judicialização da política e do ativismo judicial, com conceitos e estruturas propiciadoras, deixando em evidência a diferença entre eles.

Por fim, com a intenção de melhor elucidar os fenômenos, o julgamento do Caso Raposa Serra do Sol (PET. 3.388/RR) foi levado a destaque, expondo o exercício do judiciário na delimitação de espaços de implementação da ação do Estado para concretização das novas gerações de direitos.

Para ter acesso completo ao artigo publicado, clique no link ou baixe o arquivo.